Nesta quinta (12) estreia a quarta temporada de “Sob Pressão”, pedida pelo público e pla crítica, já que a intensão era de que chegasse ao fim na terceira temporada, em 2019.
Nesta temporada, a famosa equipe médica estará em um novo hospital, o Hospital Edith de Magalhães, em que não tratará de Covid-19, que apesar disso, estará presente na trama. A ideia de que mudar o foco partiu dos roteiristas, com o intuito de não ficar repetitivo em relação aos episódios especiais da série no ano passado e mostrar que as outras doenças continuam e que devem ser tratadas também. Logo no primeiro episódio, os focos serão na fome e na saúde mental, além do Evandro (Júlio Andrade) ser ferido pela polícia ao tentar socorrer um mendigo com transtornos mentais, que acaba sendo baleado. Para representar o hospital, a equipe escolheu como locação um prédio no Centro do Rio de Janeiro.
A produção, conhecida por ser “entretenimento com serviço social necessário”, conforme disse o próprio diretor Andrucha Waddington na coletiva de imprensa, a atual temporada irá abordar o HIV na terceira idade, com os personagens do Ary Fontoura e da Arlete Salles. A ideia partiu após o autor Lucas Paraízo ver que os casos da doença em idosos aumentou em 600%. Além disso, ainda haverá uma campanha para doação de sangue em parceria com o jornalismo da Globo e as afiliadas da emissora. Os outros focos serão no racismo, homofobia, violência urbana, guarda parental e multiparentalidade.
Outro foco social estará no filho da Vera (Drica Moraes), o Leonardo (João Vitor Silva). A médica tenta se reaproximar do filho, que acaba falsificando a sua assinatura para comprar remédios controlados para melhorar a concentração nos estudos para o vestibular.
Sobre as gravações, a Covid-19 mudou o cronograma delas: antes da pandemia, as cenas eram gravadas de formas cronológicas aos episódios. Com a pandemia, o elenco começou a gravar cenas soltas, por exemplo: uma cena do episódio 1 e outra do episódio 4. Isso deve ao fato das medidas de segurança, já que para segui-las, diminuiu o ritmo de cenas gravadas no dia. Além de que, caso alguém testasse positivo para a Covid-19 e precisasse ficar afastado, não afetaria tanto o cronograma. O mesmo método vem sendo usado nas novelas que veem sendo gravadas: “Nos Tempos do Imperador”, “Quanto Mais Vida Melhor”, “Um Lugar ao Sol” e “Pantanal”.
Nesta temporada alguns personagens enfrentarão grandes emoções além da Vera: Evandro poderá ser pai do filho de Diana (Ana Flávia Cavalcanti), sua ex-namorada que chega ao hospital pedindo para o médico ajudar a criança. Além de Mauro (Bruno Garcia) que será importante para um incêndio que irá ocorrer no hospital no quinto episódio.
“Sob Pressão” também foi renovada para a quinta temporada, no qual deverá ser a última. Sua estreia acontecerá no ano que vem e deverá ser exclusiva do Globoplay.