Cultura

Romance “Leite Seco” estreia dia 19 de dezembro

Advertisement
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

A estreia acontece de forma online, no Youtube

Leite Seco é o primeiro romance da escritora Lorenna Mesquita. Monólogo é baseado em livro homônimo que foi lançado no Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher

O texto apresenta o relato da personagem Ella, uma mulher que sofreu agressões psicológicas do parceiro a ponto de ver o seu leite secar nos primeiros dias de nascimento do seu filho. Enquanto conta sua história, Ella relembra de outros relacionamentos: o primeiro amor, a paixão avassaladora, o universo sexual desconhecido. O enredo é ficcional, baseado em situações reais. 

No espetáculo online, a artista destaca o relacionamento de Ella com Olavo, com quem teve um filho e viveu a pior das agressões, a silenciosa. Como linguagem, a peça adota o formato das lives e stories das redes sociais.

Ella foi vitima de um parceiro narcisista que a tratou com indiferença e lhe aplicou o chamado Tratamento do Silêncio, método de punição psicológica, que consiste em ignorar e excluir alguém durante um período de tempo. É uma forma passivo-agressiva de manipulação que transmite desprezo, sempre com o intuito de controle. 

Por ser silenciosa, a violência psicológica é muito difícil de ser identificada. E causa um transtorno tão grande que a vítima sente-se culpada pelo próprio sofrimento.​

Continua após a publicidade..

Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde, mulheres que sofrem agressões psicológicas pelo marido ou namorado têm maiores chances de desenvolver transtorno alimentar, ansiedade, depressão, baixa autoestima, comportamento sexual inseguro e outros problemas de saúde.

Homens que agridem psicologicamente suas parceiras têm algumas características em comum. Ao contrário do que se imagina, eles são aparentemente tímidos, retraídos e inseguros; têm dificuldade para sentir prazer sexual; consomem álcool ou drogas com frequência e possuem algum histórico de violência doméstica na família. Podem ser bem-sucedidos no trabalho, mas são inseguros na intimidade e usam a relação afetiva ou sexual como forma de afirmação.

 A agressão psicológica causa um dano tão grande à vítima que esta não consegue identificar tão facilmente que é alvo de violência. Na maioria das vezes, considera-se culpada pelo próprio sofrimento.
Sobre a autora Lorenna Mesquita nasceu em Belém, onde se formou em Jornalismo na UFPA. Foi repórter na Gazeta Mercantil e na TV Liberal/Globo;  debatedora no Sem Censura, da TV Cultura; e assessora de imprensa. Apostando no seu sonho de criança de ser atriz, precisou de uma vida dupla: de dia, coordenava a área de comunicação de uma multinacional; à noite, ensaiava e atuava nos teatros. A carreira artística começou a decolar em paralelo à corporativa. Então teve que fazer uma escolha. E, mais uma vez, optou pelas artes. Fundou a produtora Srta.Lô, em 2011, para realizar seus próprios espetáculos com turnês internacionais. Agora adentra no universo da escrita de romances, onde pretende plantar novas sementes.​Aldir Blanc A temporada online do espetáculo Leite Seco acontece graças aos recursos da Lei Aldir Blanc, verba federal repassada aos estados e municípios brasileiros, como apoio aos artistas e produtoras culturais durante a pandemia da COVID-19.​ A Srta.Lô foi premiada no edital Proac LAB, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. 

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]
Advertisement
Continua após a publicidade..

Como contrapartida, a Srta. Lô realizará a Semana de Combate ao Abuso Psicológico, sete dias de lives com psicólogos, coachs, advogada e entidade de acolhimento às vitimas de agressão psicológica. Serão abordadas as diversas formas de agressão psicológica, os impactos físicos e emocionais, os meios de buscar ajuda e os mecanismos do judiciário para proteger as vítimas e punir os agressores.
As conversas serão lideradas pela artista Lorenna Mesquita, ao vivo, de 12 a 18/12, sempre às 17h, no Youtube: www.youtube.com/baladaliteraria

Programação da Semana de Combate à Violência Psicológica

12/12: Como saber se sou vítima de agressão psicológica.

Sérgio Felix, psicólogo e diretor do Solar Desenvolvimento Humano Integrativo

Instagram: @sergiofelix_psi | @solardhi

Continua após a publicidade..

13/12: A somatização da agressão psicológica no meu corpo.

Aline Pedrosa, psicóloga e música

Instagram: @alinepedrosa

 14/12: Como buscar ajuda da Lei em caso de agressão psicológica.

Cecilia Hildebrand, advogada e professora universitária 

Instagram: @ceciliahildebrand

15/12: Eu posso ser uma vítima de abuso psicológico e não saber.

Josie Conti, psicóloga e escritora

Instagram: @josieconti | @contioutra


16/12: O impacto da agressão psicológica na minha família, principalmente nos meus filhos.

Vanessa Coelho, psicóloga e coach

Instagram: @vanessacoelhocoach

​17/12: Preciso ser acolhida. Me ajuda.

Andrea Tanese, coach integrativo e fundadora do projeto Clara Zetkin

Instagram: @ongclarazetkin

​18/12: Como posso recomeçar.

Saicho, coach e músico

Instagram: @saicho_coach

​Temporada Online de Leite Seco

De 19 de dezembro a 23 de dezembro

Sessões às 17h e às 21h
Duração: 50 minutos

Local: Balada Literária – Youtube (www.youtube.com/baladaliteraria)

Ficha Técnica

Texto, Direção e Atuação: Lorenna Mesquita Realização: Srta.Lô Produções, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Proac LAB

Assessoria de Imprensa: Beth Gallo

Advertisement
Advertisement
Nicole Gomez
Formada em Rádio e TV, sou uma apaixonada por Teatro Musical e acredito que a Cultura pode mudar vidas.

More in:Cultura