A estreia acontece de forma online, no Youtube
Leite Seco é o primeiro romance da escritora Lorenna Mesquita. Monólogo é baseado em livro homônimo que foi lançado no Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher
O texto apresenta o relato da personagem Ella, uma mulher que sofreu agressões psicológicas do parceiro a ponto de ver o seu leite secar nos primeiros dias de nascimento do seu filho. Enquanto conta sua história, Ella relembra de outros relacionamentos: o primeiro amor, a paixão avassaladora, o universo sexual desconhecido. O enredo é ficcional, baseado em situações reais.
No espetáculo online, a artista destaca o relacionamento de Ella com Olavo, com quem teve um filho e viveu a pior das agressões, a silenciosa. Como linguagem, a peça adota o formato das lives e stories das redes sociais.
Ella foi vitima de um parceiro narcisista que a tratou com indiferença e lhe aplicou o chamado Tratamento do Silêncio, método de punição psicológica, que consiste em ignorar e excluir alguém durante um período de tempo. É uma forma passivo-agressiva de manipulação que transmite desprezo, sempre com o intuito de controle.
Por ser silenciosa, a violência psicológica é muito difícil de ser identificada. E causa um transtorno tão grande que a vítima sente-se culpada pelo próprio sofrimento.
Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde, mulheres que sofrem agressões psicológicas pelo marido ou namorado têm maiores chances de desenvolver transtorno alimentar, ansiedade, depressão, baixa autoestima, comportamento sexual inseguro e outros problemas de saúde.
Homens que agridem psicologicamente suas parceiras têm algumas características em comum. Ao contrário do que se imagina, eles são aparentemente tímidos, retraídos e inseguros; têm dificuldade para sentir prazer sexual; consomem álcool ou drogas com frequência e possuem algum histórico de violência doméstica na família. Podem ser bem-sucedidos no trabalho, mas são inseguros na intimidade e usam a relação afetiva ou sexual como forma de afirmação.
A agressão psicológica causa um dano tão grande à vítima que esta não consegue identificar tão facilmente que é alvo de violência. Na maioria das vezes, considera-se culpada pelo próprio sofrimento.
Sobre a autora Lorenna Mesquita nasceu em Belém, onde se formou em Jornalismo na UFPA. Foi repórter na Gazeta Mercantil e na TV Liberal/Globo; debatedora no Sem Censura, da TV Cultura; e assessora de imprensa. Apostando no seu sonho de criança de ser atriz, precisou de uma vida dupla: de dia, coordenava a área de comunicação de uma multinacional; à noite, ensaiava e atuava nos teatros. A carreira artística começou a decolar em paralelo à corporativa. Então teve que fazer uma escolha. E, mais uma vez, optou pelas artes. Fundou a produtora Srta.Lô, em 2011, para realizar seus próprios espetáculos com turnês internacionais. Agora adentra no universo da escrita de romances, onde pretende plantar novas sementes.Aldir Blanc A temporada online do espetáculo Leite Seco acontece graças aos recursos da Lei Aldir Blanc, verba federal repassada aos estados e municípios brasileiros, como apoio aos artistas e produtoras culturais durante a pandemia da COVID-19. A Srta.Lô foi premiada no edital Proac LAB, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Como contrapartida, a Srta. Lô realizará a Semana de Combate ao Abuso Psicológico, sete dias de lives com psicólogos, coachs, advogada e entidade de acolhimento às vitimas de agressão psicológica. Serão abordadas as diversas formas de agressão psicológica, os impactos físicos e emocionais, os meios de buscar ajuda e os mecanismos do judiciário para proteger as vítimas e punir os agressores.
As conversas serão lideradas pela artista Lorenna Mesquita, ao vivo, de 12 a 18/12, sempre às 17h, no Youtube: www.youtube.com/baladaliteraria
Programação da Semana de Combate à Violência Psicológica
12/12: Como saber se sou vítima de agressão psicológica.
Sérgio Felix, psicólogo e diretor do Solar Desenvolvimento Humano Integrativo
Instagram: @sergiofelix_psi | @solardhi
13/12: A somatização da agressão psicológica no meu corpo.
Aline Pedrosa, psicóloga e música
Instagram: @alinepedrosa
14/12: Como buscar ajuda da Lei em caso de agressão psicológica.
Cecilia Hildebrand, advogada e professora universitária
Instagram: @ceciliahildebrand
15/12: Eu posso ser uma vítima de abuso psicológico e não saber.
Josie Conti, psicóloga e escritora
Instagram: @josieconti | @contioutra
16/12: O impacto da agressão psicológica na minha família, principalmente nos meus filhos.
Vanessa Coelho, psicóloga e coach
Instagram: @vanessacoelhocoach
17/12: Preciso ser acolhida. Me ajuda.
Andrea Tanese, coach integrativo e fundadora do projeto Clara Zetkin
Instagram: @ongclarazetkin
18/12: Como posso recomeçar.
Saicho, coach e músico
Instagram: @saicho_coach
Temporada Online de Leite Seco
De 19 de dezembro a 23 de dezembro
Sessões às 17h e às 21h
Duração: 50 minutos
Local: Balada Literária – Youtube (www.youtube.com/baladaliteraria)
Ficha Técnica
Texto, Direção e Atuação: Lorenna Mesquita Realização: Srta.Lô Produções, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Proac LAB
Assessoria de Imprensa: Beth Gallo