Famosos

Klara Castanho: Conselho Federal de Enfermagem presta apoio a atriz

Advertisement
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Na tarde deste domingo (26), o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) comentou sobre o caso de Klara Castanho, que teve seu direito a privacidade violado já que, segundo a própria atriz em carta aberta, uma enfermeira ameaçou divulgar o caso a imprensa.

Continua após a publicidade..

“O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” – disse o comunicado, que ainda afirmou que “tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso.”

Continua após a publicidade..

“O princípio basilar da Enfermagem é a confiança. Portanto, o profissional de saúde que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam”

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]
Advertisement
Continua após a publicidade..
– continuou o Cofen no comunicado e ainda criticou a divulgação indevida na imprensa: “Da mesma forma, devem ser execrados comunicadores que deturpam a função social do jornalismo para destruir a vida das pessoas. Vida privada não é assunto público.”

“Assim como Klara, milhões de mulheres brasileiras são vítimas de violência sexual todos os anos e não encontram o acolhimento a que têm direito. São julgadas, ultrajadas e abandonadas, com sequelas para a vida toda. Esse caso é reflexo de um problema muito mais profundo, que precisa ser enfrentado pela sociedade brasileira. Como uma força de trabalho majoritariamente feminina, a Enfermagem sente na pele o que é a violência de gênero” – diz nota.

Advertisement
Advertisement

More in:Famosos