Na última quinta (01), o cineasta Fernando Meirelles foi o homenageado deste ano da CCXP22.
No painel, o filme “Cidade de Deus”, vencedor de diversos prêmios internacionais e indicado ao Oscar nas categorias de melhor roteiro, edição, fotografia e também direção. O longa completa 20 anos e foi celebrado no evento, com a presença de parte do elenco e produção.
Em ironia, Fernando disse que nunca mais assistiu ao filme. Porém, contou que a produção foi responsável por alavancar a sua carreira.
“A coisa mais impactante para mim foi a reflexão que temos feito de 30 anos da vida, das pessoas, das favelas e comunidades. A gente aprende sobre sororidade, empatia olhar para o outro”, completou.
“Dei 180 entrevistas ao mundo inteiro, voltei de (Festival) Cannes com 14 propostas de roteiro para ler. Mudou a minha vida e foi algo totalmente inesperado”, afirmou o diretor.
O ator Alexandre Rodrigues, intérprete do Buscapé, disse que é muito grato ao filme pela projeção que lhe deu. “Foi um grande start para minha vida. Não só na carreira profissional, mas na vida pessoal também”.
Emocionado, Seu Jorge, que deu vida ao Mané Galinha, chorou ao dizer que aprendeu com o filme o que é representatividade. “Cidade de Deus é um filme muito importante para a reflexão sobre como se vive em situações difíceis, em comunidade (…) Abriu as portas para muitos artistas pretos entrarem no cinema”, afirma o cantor e ator.