Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas disponibilizam hoje (21) o clipe de “Esperança”, traduzindo histórias territoriais e ancestrais em um audiovisual incrível. “Esse clipe é uma tentativa de construir imagem e a imagem por si só tem sua vida e conta uma história tão forte, tão incrível. Esse relato da nossa rotina, do nosso cotidiano e essa visita ao onírico, o que são esses jovens espalhados pelo Brasil e pelo mundo, buscando seu destino, lutando por um ambiente mais justo, uma sociedade mais igualitária. Não é à toa que o nome da canção é ‘Esperança’, que por mais que esteja doendo, por mais que façam coisas para diminuir o jovem brasileiro, ele segue firme tentando construir dias melhores”, comenta Criolo.
“Colaborar com o Criolo e Amaro Freitas num tema que nos diz tanto, foi muito especial. Neste vídeo está representado o manifesto que cantamos, através do reconhecimento, igualdade e transformação social. Emocionei-me ao ver a celebração tradicional Mandinga, no Carnaval da ilha de São Vicente. Um desfile que mostra a singularidade do complexo cultural cabo-verdiano, onde os trajes demonstram de tradição africana”, completa Dino d’Santiago.
“‘Esperança’ é uma música extremamente rica em letra e elementos sonoros, senti que precisava representar isso por meio de um corpo preto, consciente e em movimento. A música tem muita energia e o material visual de Cabo Verde tem muito simbolismo cultural e potência visual, então convidei o talentoso corógrafo Rubens Oliveira para pensar, criar e performar movimentos que acompanhassem a letra e buscassem conexão com essa ancestralidade das imagens com a música. É um grande privilégio ter dirigido o visual dessa obra”, finaliza o diretor Helder Fruteira.