Logo mais às 22h estreia a primeira temporada da série “Godfather of Harlem”. Baseada em fatos reais, a série conta a vida do chefe do crime “Bumpy Johnson” (Forest Whitaker), que retorna ao Harlem após passar 10 anos no presídio de Alcatraz.
O criminoso fará de tudo para recuperar o controle do bairro que fica em Nova York e agora está tomado pela máfia italiana, liderada por Vincent “Chin” Gigante (Vincent D’Onofrio). A história escrita por Chris Brancato e Paul Eckstein (“Narcos”).
Confira algumas curiosidades sobre a produção.
BASEADA EM ACONTECIMENTOS REAIS
Ellsworth Raymond Johnson nasceu em Charleston, em 31/10/1905. “Bumpy” é o seu apelido de infância, já que ele tinha um caroço na parte de trás da cabeça. Uma forma de saber mais de momentos mais íntimos de sua vida, a dica é ler a biografia escrita por Mayme Johnson (sua viúva) e Karen E. Quinones. “Harlen Godfather: The Rap on My Husband, Ellsworth ‘Bumpy’ Johnson” conta detalhes da relação dele com a família.
A LUTA PELOS DIREITOS DOS AMERICANOS NEGROS
Na história da série também há eventos históricos e políticos que retratam a luta pelos direitos civis dos negros americanos, como o movimento liderado por Martin Luther King na década de 1960 nos EUA. Por outro lado, há também a questão da criminalidade da época, oriundo dos tráficos de drogas e de armas, negócios que estavam no poder de diversas e perigosas frentes da máfia.
A OUTRA FACE DE BUMPY JOHNSON
O protagonista foi retratado como um gângster brutal e sem escrúpulos, porém paralelamente a isso se apresentava como um homem do povo e que ajudava a comunidade. Um detalhe não muito conhecido de ‘Bumpy’ o é seu amor pelos livros e pela filosofia, que lhe rendem o apelido de “O Professor”. O criminoso também era conhecido por suas habilidades no jogo de xadrez.
O BAIRRO DO HARLEM
Sediado ao norte de Manhattan, em Nova York. O bairro que historicamente conhecido por sua comunidade negra, o Harlem já foi locação para as filmagens de muitas outras histórias inspiradas nas organizações criminosas dos Estados Unidos.
A TRILHA SONORA COMO PROTAGONISTA
As 19 composições originais, criadas especialmente para a série, acompanham uma história que aconteceu no passado, mas foram pensadas para atrair os espectadores mais jovens, proporcionando uma perspectiva sobre como os problemas de ontem continuam sendo os mesmos de hoje. O resultado: um conjunto musicalmente diversificado de melodias que têm a intenção de entrelação som e história. Artistas como Skip Marley e French Montana, Savage e John Legend contribuíram com canções originais exclusivas.
A série será exibida toda sexta pelo Fox Premium, às 22h15