A Orquestra Voadora fará seu 13º desfile no Rio de Janeiro, no dia 21 de fevereiro, às 14h, no Aterro do Flamengo altura do Outeiro da Glória. Esse ano, o tema-estandarte será “O Futuro é Anticapacitista”.
A escolha do tema se deu por conta de reflexões e de reconhecimento que há um longo caminho a ser percorrido e da necessidade de adoção de práticas que entrem em consonância com essa ideias. A Orquestra Voadora vem buscando acessibilidade tem um tempo, desde que em 2018, um Núcleo de Acessibilidade, começou a desfilar no ano seguinte com uma Ala PcD. Durante a pandemia, produziram uma websérie chamada Acessibifolia
Nesse ano, haverão outras ações de inclusão como intérprete em Libras e audiodescrição durante o desfile ambas de forma adaptada à realidade do carnaval de rua. A Orquestra Voadora também irá cobrar das autoridades o cumprimento da Lei 13.825/2019, que alterou a Lei de Acessibilidade, tornando obrigatória, nos eventos organizados em espaços públicos e privados, banheiros químicos acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Sem abrir mão da folia, alegria e comapixão a Orquestra Voadora promete fazer um espetáculo a parte até as 18h, horário de encerramento do desfile. Com muita música brasileira o evento promete ser marcante para os foliões.