Dezesseis escolas de samba vão passar pela Marquês de Sapucaí entre a noite desta sexta-feira (28) e a madrugada de domingo (2) no desfile da Série Ouro, segunda divisão do carnaval do Rio de Janeiro. Nos dois dias de folia, o início está programado para às 21h.
A grande campeã terá o direito de desfilar no Grupo Especial carioca em 2026, enquanto que as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata, deixando o Sambódromo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Band irá transmitir os desfiles dentro do bloco Band Folia. A disputa da Série Ouro foi afetada pelo incêndio numa fábrica de fantasias terceirizada no bairro de Ramos, Zona Norte da capital fluminense, na manhã do dia 12 de fevereiro – uma pessoa morreu e outras 20 pessoas se feriram, seis delas ainda internadas. A LigaRJ, organizadora dos desfiles do grupo, decidiu que as três escolas mais prejudicadas pelo acidente – Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte – vão desfilar sem julgamento, ou seja, sem chances de acesso ou rebaixamento.
Confira abaixo os 16 sambas da Série Ouro carioca, pela ordem de desfile. Clique no nome de cada escola.
Sexta-feira (28 de fevereiro)
Botafogo Samba Clube (homenageia a história do clube, atual campeão brasileiro e da Libertadores)
Arranco do Engenho de Dentro (fala sobre a força das mães brasileiras e sua conexão com a fé)
Inocentes de Belford Roxo (reedita seu enredo de 2008, sobre o poder curativo das folhas)
Unidos da Ponte (prejudicada pelo incêndio, a agremiação vai trazer uma reflexão sobre a preservação ambiental)
Estácio de Sá (fala sobre as maravilhas da Amazônia)
União de Maricá (conta a história da mãe de santo Cacilda de Assis, que incorporava Seu Sete da Lira, entidade se tornaria uma espécie de Exu popstar, sendo disputada à tapa por programas de TV nos anos 70)
Em Cima da Hora (fala sobre a ópera dos terreiros)
União da Ilha do Governador (homenageia a bailarina italiana Maria Baderna, cujo sobrenome viraria verbete no dicionário brasileiro)
Sábado (1° de março)
Tradição (fala sobre o ato de rezar)
União do Parque Acari (conta a história do violão)
Acadêmicos de Vigário Geral (fala sobre o cronista Francisco Guimarães, conhecido como Vagalume)
Unidos de Bangu (também prejudicada pelo incêndio, vai falar sobre a Aldeia Maracanã)
Porto da Pedra (rebaixada do Grupo Especial no ano passado, vai falar sobre a tentativa de Henry Ford de construir uma cidade industrial no coração da Amazônia)
São Clemente (fala sobre a proteção aos animais)
Acadêmicos de Niterói (passeia sobre a história das festas juninas do Nordeste)
Império Serrano (maior prejudicada pelo incêndio com a perda de 97% das duas fantasias, a tradicional agremiação homenageia o compositor Beto Sem Braço)