Baseado no último texto do Nelson Rodrigues, “A Serpente” estreia no Rio de Janeiro hoje. O filme que foi rodado na cidade de Mariana será todo em preto e branco, baseado no cinema noir.
O ator Matheus Nachtergaele, que interpreta o Paulo no longa, foi indicado ao Prêmio Shell 2018 e já em 2019 para o Prêmio APTR de Teatro, ambos como melhor ator. E ainda conta com a incrível dramaturga, diretora e produtora, Lucélia Santos, interpretando as gêmeas Guida e Lígia – que aliás já participou da minissérie “Meu destino é pecar”, escrita também pelo Nelson Rodrigues.
Em “A serpente” o papel dela será interpretar duas irmãs apaixonadas pelo mesmo homem, fazendo com que haja muitas desavenças em torno desse triângulo amoroso.
“Vi todas as peças do Nelson, sendo ele muito responsável por eu ser ator. Quando fui convidado para o projeto logo imaginei a Lucélia no elenco. Sendo ela a atriz preferida do Nelson Rodrigues e profunda conhecedora da sua obra, imagino que o desejo dramaturgo era vê-la interpretando as duas irmãs. Percebo que ‘A Serpente’ devolve a Lucélia para o cinema e para o Nelson” – disse Matheus sobre o longa.
“Foi uma alegria imensa ter recebido convite do Jura e de Mateus para ‘A Serpente’, pois sou uma grande admiradora do Nelson Rodrigues, sendo que ele tem uma presença fundamental na minha carreira. ‘A Serpente’ foi um texto imaginado por ele e estruturado talvez, parece, no início da sua carreira, tendo sido o último texto que ele assinou na vida. Esse texto tem uma dimensão pra além de toda sua obra e um poder de síntese ao mesmo tempo, talvez por isso. Todas as noivas de Nelson estão presentes no primeiro plano do filme, cuja ação se passa na destruída cidade de Mariana. Filmamos lá logo após o acidente ambiental devastador e criminoso. Gosto muito do filme. É um filme de arte, em preto e branco, que prioriza as interpretações dos atores e traz assinatura de Jura Capela, um jovem cineasta cheio de talento, inteligência e percepção. A fotografia de Pablo é um luxo!
Trabalhar com Matheus sempre foi um sonho na minha vida, pois eu o admiro profundamente e além de admirar eu o amo. Não poderia ter sido melhor oportunidade do que essa por se tratar de duas linguagens arrebatadoras para mim: o cinema, e Nelson Rodrigues. Desejo, sinceramente, que possamos voltar a nos encontrar no cinema hora dessas. Desejo também muito sucesso ao filme, apesar de não me encontrar no Brasil nesse momento. Estou em Lisboa, gravando uma novela para a TVI, uma emissora portuguesa.
Espero que ‘A Serpente’ também seja lançado aqui em breve!” – disse Lucélia Santos.
Com direção de Jura Capela, o filme estreia hoje no Rio de Janeiro e está em cartaz no Estação Net, em Botafogo – RJ. No dia 22 de agosto, será a vez do filme ser lançado em Recife e posteriormente em São Paulo (ainda sem datas confirmadas).