Neste sábado (04) e domingo (05) acontecerá mais uma edição da CCXP Worlds, que pelo segundo ano consecutivo acontece de forma virtual devido a pandemia.
sse multiverso de experiências proposto pela organização da CCXP vai acompanhar o público durante todo o ano. Em 2022, uma série de eventos e ações relacionadas ao universo da cultura pop da CCXP estão previstos. Em maio, será realizada a primeira edição do CCXP Awards, a única premiação do mundo que vai homenagear as principais vertentes da cultura pop, e não apenas algumas delas. Já em junho, vai ser a vez da segunda edição da CCXP Cologne, na Alemanha – a primeira CCXP presencial pós-pandemia. Já o ápice dessa grande jornada acontece com a CCXP22, a maior de todos os tempos, voltando para o formato tradicional no São Paulo Expo. E se no ano passado, a CCXP alcançou 4 mil cidades em 39 países e teve um público na plataforma estimado em 3,5 milhões de pessoas, a expectativa da organização para a edição de 2021 é aumentar o resultado em 20%. O CCXPverso está em curso e nada pode parar.
“A CCXP quer sempre entregar para o fã uma experiência completa. Viver e oferecer o que há de melhor da cultura pop. Com certeza, em 2022, caso seja possível e seguro, iremos fazer uma CCXP histórica. Sabemos o que os fãs querem e quanta falta faz reunir todos aqueles que celebram este universo. Temos uma programação já traçada para ao longo de 2022, mas vamos seguir acompanhando o rumo da pandemia e ir mostrando passo a passo o CCXPverso, que promete muito”, diz Pierre Mantovani, CEO da CCXP.
Transmissão, acesso e plataforma
Uma das apostas para este ano é a parceria com a Twitch, plataforma de streaming oficial da CCXP que trará mais de 60 horas de conteúdos exclusivos. Durante todo o evento, acontecerá sorteios de brindes para quem estiver inscrito e seguindo a página da CCXP.
Na plataforma, toda a navegação será bilíngue e os conteúdos estarão em português e inglês. As opções de acessibilidade também estarão disponíveis, por meio de legendas no conteúdo gravado e exibido dentro da plataforma. Para os vídeos ao vivo em outra língua, a tradução será por closed caption no canal oficial da CCXP na Twitch. O evento tem uma programação e horários distintos entre os palcos sendo que alguns deles chegam à 19 horas de conteúdo seguido. O conteúdo ao vivo será produzido direto de São Paulo, com a participação de todos os apresentadores do Omelete e produtores de conteúdo, incluindo todos os cuidados sanitários, estando testados e vacinados.
Remodelada para 2021, a plataforma da CCXP poderá ser acessada de computadores, tablets e celulares, mas, para uma experiência ainda mais completa, indica-se o uso do tradicional computador. O acesso às transmissões dos palcos da CCXP Worlds21 é de graça, sendo necessário somente o preenchimento do cadastro na modalidade Free Experience, por meio do site da CCXP (http://www.ccxp.com.br). Já para ter acesso a masterclasses exclusivas, vídeos on demand, mais interatividade e ainda receber drops de produtos exclusivos durante a programação do evento, basta adquirir o único pacote pago ainda disponível – o Digital Experience, uma vez que o Home Experience já está esgotado.
Thunder Stage
Entre os espaços, o Thunder Stage é sempre o palco mais disputado, por aqui passarão os grandes anúncios ligados ao mundo do cinema e TV. A expectativa da organização é que muitas surpresas devam tomar o palco. Ao todo serão 10 grandes estúdios que prometem uma experiência completamente inédita em um com espaço ilimitado de acessos. “Todos os estúdios e criadores de conteúdos estão cheios de novidades para 2022. A organização do evento este ano focou na qualidade do conteúdo e que já começam a ser apresentados na spoiler night nesta sexta.” conta Roberto Fabri, CCO da Omelete Company.
No sábado, os estúdios confirmados são: Netflix, Globoplay, Crunchyroll, Paramount, HBO Max e Sony. A primeira já informou que terá conteúdo sobre La Casa de Papel e a Sony fechará o primeiro dia como o painel mais aguardado pelos fãs. Mas vale lembrar que, o CCXPverso está em curso, e o risco desta realidade mudar, pode gerar a inserção de novos grandes painéis e artistas a qualquer momento. O conteúdo do palco da Globoplay segue fechado a sete chaves, mas confiamos que vem coisa boa. A Paramount já divulgou que um dos seus destaques será o novo longa da franquia Pânico.
Dona de um novo programa no streaming que estreia na CCXP, Angélica se junta a Andreza Delgado para trazer novidades no painel da HBO Max envolvendo o universo DC, o legado de Harry Potter, o set de House of the Dragon e produções nacionais. A HBO confirmou que Pabllo Vittar, Luísa Sonza e o jornalista e personalidade da Twitch, Casimiro, são algumas das participações especiais. O ator John Cena, astro de Peacemaker, também marcará presença com uma entrevista exclusiva e imagens inéditas de seu personagem na nova série.
A Crunchyroll aposta na apresentação dos animes Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District e Attack on Titan Final Season Part 2.
No domingo, os painéis programados são da Mauricio de Sousa Produções, Globo Filmes, Amazon Prime Video e Warner Bros. O painel da MSP será comandado por Mônica Sousa, filha e inspiração de Mauricio de Sousa. O bate-papo com o diretor Daniel Rezende, de Turma da Mônica – Lições e a conversa entre Mauricio de Sousa e Jim Davis, o criador do Garfield estão entre os momentos mais aguardados.
Ainda no domingo, a Globo Filmes promete apresentar seus próximos lançamentos, filmes em produção prometendo muito conteúdo inédito. O Prime Video reservou novidades sobre A Roda do Tempo, The Boys e Star Trek: Picard. Em seu painel teremos a presença da atriz Rosamund Pike e dos atores, Karl Urban e Sir. Patrick Stewart.
Para fechar a CCXP Worlds 21, vista seu sobretudo, coloque os óculos escuros e escolha sua pílula para curtir a Warner Bros. com o elenco de Matrix Resurrections. A conversa com os atores certamente irá aumentar o hype do filme que estreia no próximo dia 22. Estão confirmados Keanu Reeves, Jonathan Groff, Jada Pinkett Smith, Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick e Eréndira Ibarra. E fique atento, o estúdio promete realizar uma promoção que irá premiar um fã com uma sessão exclusiva do filme para 50 amigos.
Artists’ Valley by Santander
É no palco do Artists’ Valley by Santander que a homenageada da edição de 2021 da CCXP, a quadrinista e cartunista, Laerte irá abrir as atrações do sábado. Na oportunidade, a artista vai falar sobre sua carreira – os trabalhos e revistas que marcaram a história de ‘O Pasquim’ até ‘A Folha de S.Paulo’. Dona de uma história ímpar, ativista e defensora dos direitos trans, a cartunista completou 70 anos em 2021 e chegou a ficar internada devido a complicações da Covid-19. A organização entende que não poderia deixar de reconhecer e prestigiar uma artista que tem um trabalho desenvolvido na década de 70 e que ainda permanece atual. Laerte chega para a edição de 2021, com o maior número de expositores, que disseram se identificar dentro da sigla LGBTQIAPN+, com 40,8%.
A representatividade também pode ser conferida quando 10% dos inscritos se intitulam como transgêneros, não binários, gender fluid, agênero e a participação de mulheres (cis e trans) nas mesas virtuais da CCXP para este ano, representam 42,1% do total de artistas participantes – enquanto na edição anterior, elas correspondiam 36,4% e, em 2019, 33%. “Anualmente, a CCXP tem sido palco e cenário da diversidade e inclusão dentro da cultura pop. No Artists’ Valley, que é o coração do festival, reúnem-se todos aqueles que amam arte. A multiplicidade de artistas presentes aqui, se traduz em uma produção igualmente diversa – que contribui para atrair novos leitores e também o crescimento do mercado de quadrinhos no país”, destaca Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.
Outro homenageado será o longa Harry Potter e a Pedra Filosofal que completa duas décadas este ano, além de ilustrar o pôster da CCXP Worlds 21. A arte, é considerada assim como as credenciais, artigos colecionáveis. Pela primeira vez, o pôster do evento vai celebrar um filme, já a ilustração foi feita pelo desenhista paulistano André Toma – conhecido por seus trabalhos realistas.
Durante os dois dias do evento, no Youtube e na Twitch a CCXP Worlds 21 irá lançar dois novos capítulos do documentário Road to Artists’ Valley. A narrativa mostra como esta área se tornou, em poucos anos, o maior espaço para artistas, quadrinistas, chargistas, ilustradores e coloristas do mundo. O conteúdo inédito tem imagens de arquivo exclusivas e depoimentos das maiores lendas dos quadrinhos, que prometem emocionar os apaixonados pela arte, além claro, da cultura pop.
Por fim, estarão presentes na programação DC Comics que trará novidades em dois painéis, um sobre os projetos ‘Trial of the Amazons’ e outro o outro que é ‘Nightwing’ (Asa Noturna, no Brasil). Já as editoras Nemo, JBC, Conrad, Comix Zone e Panini marcam presença trazendo novos títulos, sagas e outras novidades.
Tribo Game Arena by Fanta
Gaules e sua tribo prometem invadir o maior evento de cultura pop com 24 horas de conteúdo durante os dois dias de evento. A Tribo Game Arena by Fanta será comandada pelo maior streamer do Brasil. Entre os convidados estão Liminha, Nahzinha, Lauks, VelhoVamp, Bt e Mch. As transmissões serão realizadas tanto no canal do Gaules como no canal da CCXP na Twitch.
Entre o conteúdo mais aguardado do streamer está o encontro da velha guarda do CS brasileiro para a disputa de uma partida histórica. Gaules ainda transmitirá jogos das quartas de final da IEM Winter 2021 e um gameplay de NBA2k com toda a tribo. Ainda na programação vale o destaque para os quadros exclusivos, ‘Liminha Show by Fanta’, ‘conteúdo do The Enemy’ e a ‘Cozinha da Nahzinha’. Vários convidados do cenário gamer estão confirmados.
Creators & Cosplay Universe
No palco, Ed Gama e Igor Guimarães irão comandar quase 30 criadores de conteúdo se apresentando de forma descontraída, contando sobre suas carreiras e novas ideias. Entre os nomes confirmados estão: Affonso Solano, Maurício Meirelles, Marcos Mion, Fresno, Criss Paiva, Gigante Leo, Wendel Bezerra, Pequena Lo, Karol Conka e Marcela Mc Gowan. Entre as novidades estão o novo reality do Multishow, uma série produzida pelo Porta dos Fundos e um bate-papo sobre sexo e tabu, que são alguns dos quadros que devem prender a atenção dos fãs de entretenimento na CCXP Worlds 21.
E como acontece em toda edição, o domingo é dominado pelo Concurso Cosplay da CCXP Worlds 21 que promete deixar o fã do universo pop indeciso sobre quem tem o melhor figurino, performance e conjunto. Ao todo serão 9 os finalistas eleitos por votação popular e júri técnico no site ccxp.com.br. Para esta edição, uma peculiaridade chama atenção: dos 9 escolhidos, quatro apresentarão cosplays de personagens do jogo League of Legends, da Riot. O vencedor do prêmio principal, o título de “Master Cosplay” da CCXP Worlds 21’, vai levar para casa um par de ingressos Full Experience da CCXP22 (R$ 24.000*, o par) e uma Honda Elite 0km 125cc na cor preta de ano/modelo 2021. Já as outras premiações são para as categorias Best Costume, que vai garantir um par de ingressos Epic para a CCXP22 (R$ 4.000*, o par), e a categoria “Best Performance”, ganhará um par de ingressos de quatro dias para a CCXP22 (R$ 2.360*, o par).
Demais áreas e patrocinadores
No Omelete Stage, o fã fica sabendo as opiniões e comentários dos apresentadores do Omelete, além de receber convidados e comentar as curiosidades e expectativas para os palcos que acontecem no dia. Assim como nas edições anteriores, a primeira empresa brasileira com produtos licenciados oficiais do segmento de colecionáveis vai apresentar suas novidades no Worlds to Collect by Iron Studios. E quem pensa que para por aí, engana-se, pois a CCXP traz ainda na programação masterclasses, uma área nova onde vai ser possível fazer download de presentes e ‘mimos’ para o fã chamada de ‘Recebidinhos’.