Uma das carnavalescas mais consagradas do carnaval do Rio de Janeiro, Maria Augusta Rodrigues será homenageada em uma exposição que será inaugurada neste sábado (23) no SESC Madureira.
“Cartografias de Augusta” apresenta o acervo e o legado artístico da carnavalesca de 81 anos, responsável por apresentações históricas do carnaval, como “Domingo” e “O Amanhã”, ambas nos anos 1970 pela União da Ilha do Governador, além de passagens por Salgueiro, Tradição, Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor de Nilópolis. A exposição tem curadoria de Eduardo Gonçalves e Leonardo Antan e produção do Carnavalize, site e coletivo que se destaca por valorizar os aspectos culturais e artísticos do carnaval brasileiro, com trabalho realizado em crônicas sobre a folia e um selo literário.
A exposição, resultado de uma pesquisa que durou cerca de três meses, conta com mais de 200 desenhos, documentos, projetos e registros das produções da artista ao longo de sua carreira, além de obras inéditas de outros profissionais do carnaval e de artistas externos às escolas de samba.“É muito importante lançar um olhar sobre a trajetória de Maria Augusta no Carnaval, trata-se de um nome pioneiro e responsável por inúmeras transformações. Seu trabalho ficou marcado pela originalidade e sempre esteve à frente do seu tempo. Foram desfiles com temas inéditos, uma linguagem lúdica e formas arrojadas. O revisitar da sua obra na exposição ressalta a atualidade do seu legado, que segue influenciando jovens artistas”
O projeto estará disponível para visitação no SESC Madureira até o dia 10 de dezembro. A abertura da mostra neste sábado terá, a partir das 17h, um show especial da bateria do Império Serrano.
Serviço
Exposição “Cartografias de Augusta” – de 23/09 a 10/12/2023
Abertura: 23/09, sábado, a partir das 13h30
Visitação: terça a sexta de 10h às 20h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Endereço: SESC Madureira – Rua Ewbank da Câmara, 90, Madureira