A maioria da programação acontece na área externa da Biblioteca e as companhias convidadas são: Agbalá Conta, Cia Pelo Cano, Catarsis Produções, Núcleo Caboclinhas, Pequena Orquestra Interativa, Cia do Ó, Cia de Achadouros e Barracão Cultural
Com a proposta de ocupar o espaço público com apresentações artísticas voltadas para o público infantil e toda família, a Caruá Produções apresenta o SerCriança SP – 1º Festival Caruá de Teatro para Crianças.
O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro nos espaços abertos da Biblioteca Municipal Infantojuvenil Monteiro Lobato, na Vila Buarque. Ao todo serão realizadas oito apresentações, de diferentes linguagens artísticas como circo, música, teatro e narração de histórias, para todas as idades, inclusive os bebês, que terão um espetáculo programado especialmente para eles.
O Festival foi pensado e organizado pela Caruá Produções, em parceria com o curador Val Pires, ator e diretor. O evento possibilitará a fruição artística em segurança neste retorno das atividades culturais presenciais em São Paulo. Todas as regras e protocolos sanitários serão adotados ao longo do festival.
A SerCriança – 1º Festival Caruá de Teatro para Crianças conta com apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e foi realizada com o ProAC Expresso LAB, apoio do Ministério doTurismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação:
25/11, Quinta-feira, às 10h – Abertura
No tempo que os bichos falavam (Agbalá Conta)
Histórias de aventuras, sabedorias e descobertas do tempo em que os bichos eram reis, guerreiros, adivinhos e cientistas. Alguns foram bons governantes e dividiram a comida e as terras igualmente, outro ao assumir o trono da floresta quase acabou com uma tradição milenar. Tem bicho que queria que o amigo doente fosse consertado por um ferreiro, e outro que achava que de tudo sabia mas nada fazia pra ajudar os outros. Uma coleção de histórias tradicionais africanas cheias de sabedorias.
Classificação: livre
Duração: 40 minutos
25/11, Quinta-feira, às 14h
O Jardim do Imperador (Cia. Pelo Cano)
O espetáculo é uma adaptação do conto chinês A Semente da Verdade e conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, onde entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor! Indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem por Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz e Prêmio Sustentabilidade.
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Recomendação etária: a partir dos 4 anos
26/11, Sexta-Feira, às 11h
Scaratuja – Teatro para Bebês (Catarsis Produções)
Risca, rabisca, desenha…
Conduzidos por muitas linhas que partem em infinitas direções, somos levados a seguir a trilha do desenho que da garatuja à representação das formas, nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos quando criamos livremente, quando nos deixamos levar por nosso corpo e pela ânsia em explorar um novo e estimulante universo, desde o momento em que abrimos nossos olhos…
Classificação: livre
Duração: 25 minutos de espetáculo + 25 minutos de exploração cênica
Indicação etária: de 0 a 3 anos
Importante: o espetáculo possui limite de público de até 40 pessoas
26/11, Sexta-Feira, às 14h
Letras Perambulantes (Núcleo Caboclinhas)
“O pinto dentro do ovo
Aspirando um mundo novo
Não deixa de beliscar
Bate o bico tico-tico
Bate o bico, bate o bico
Pra poder se libertar”
Patativa do Assaré
Na peça “Letras Perambulantes” são retratadas a vida e a obra do mestre da poesia oral, tradicional e popular: Patativa do Assaré. Figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical, contam e cantam de forma leve, lúdica e original a história de Patativa. O espetáculo aborda a genialidade do cordelista e sua capacidade de memorização tão surpreendente, passando por sua infância na roça já experimentando suas primeiras rimas, seu contato com os cordéis trazidos pelo pai, sua chegada na rádio Araripe, seu amor por Belinha, além de sua relação com a literatura e o povo sertanejo. Uma história que prima pela mistura entre o simbólico e a realidade, permitindo que o público possa conhecer e mergulhar na bela e tão significativa vida e obra desse grande poeta!
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Indicação etária: a partir dos 7 anos
27/11 , Sábado às 11h
POIN – Pequena Orquestra Interativa
A POIN – Pequena Orquestra Interativa é um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
27/11 , Sábado às 13h
Depassagem – Cia do Ó
Dentro de um carro maluco, uma trupe viaja em busca de uma boa praça para se apresentar. O carro é cheio de truques, fazendo uma releitura dos carros malucos que atravessavam os picadeiros com explosões e peças voando. Dentro dele a palhaça Matraka e seus dois parceiros Caco e Trapino. Quando chegam depois de muitas atrapalhadas o carro se transforma em um circo itinerante e alí apresentam um espetáculo com habilidades acrobáticas, malabares e comicidade.
Duração: 50 minutos.
Classificação: livre
27/11 , Sábado às 15h
Os Lavadores de História – Cia de Achadouros
Urucum, Tom Tom e Jatobá são lavadores de histórias que, todas as noites, visitam quintais da infância para lavar o que ali fora esquecido e revelar memórias. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com as personagens e segredos de cada história revelada. O espetáculo convida o público a reviver as próprias memórias e relembrar a infância com o intuito de que não se perca o que foi vivido em cada lugar.
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Indicação etária: a partir dos 4 anos
28/11 , Domingo às 11h
Nós – Barracão Cultural
“Nós” conta a história de Mel, uma garota que morava em uma pequena cidade e vivia rodeada de borboletas, motivo pelo qual gerava brincadeiras por parte dos habitantes ‘normais’ da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer fora de sua cidade. Foram necessários vários nós para que ela se aventurasse. Ela andou, cruzou montanhas e rios e à medida que se permitiu vivenciar cada coisa diferente que encontrava pela frente, seus nós iam se desfazendo, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e que também tinha um nó. Então, Mel conheceu uma cidade em que cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Indicação etária: a partir dos 5 anos
Ficha técnica do projeto:
Idealização e Produção: Caruá Produções
Curadoria: Caruá Produções e Val Pires
Produção: Caruá Produções e Marcela Camasmie
Coordenação técnica: Leandro Simões
Design: Amanda Gaspar
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Assessoria jurídica: Daiane Carina
Grupos: Abgalá Conta, Catarsis Produções, Cia de Achadouros, Cia Pelo Cano, Cia do Ó, Núcleo Caboclinhas, POIN
Apoio: Biblioteca Monteiro Lobato
Realização: ProAC Expresso LAB, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal
Serviço
De 25 a 28 de Novembro de 2021
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
Sobre a Caruá Produções
Produtora cultural fundada em 2015, por Marina Mioni, especializada em teatro para infância e juventude. Já realizou mais de 500 apresentações pelo território brasileiro, além de ter produzido projetos pelos principais mecanismos de incentivo à cultura, como Premio Zé Renato de Teatro, Ocupação de espaços da Caixa Cultural, ProAC Edital, ProAC ICMS e Lei Rouanet. No ano de 2021 produziu a 1ª SerCriança de Penápolis-SP, com mais de 1600 espectadores.