Para comemorar os 20 anos de carreira, Vanessa da Mata lançou na última quarta (08), seu novo álbum “Vem doce” com 13 faixas contendo participações de João Gomes, L7nnon, Ana Carolina e Marcelo Camelo. Vanessa se entrega por completo nesse projeto como compositora, arranjadora, produtora e interprete.
No dia internacional da mulher, ela lança um disco que fala muito para elas. “Nesse disco tem muito falando sobre essas injustiças que lógico com a mulher é mais forte. Mulher pobre, preta, é a que mais sofre.” ela comenta. “Tem muitas músicas que de alguma maneira tocam esse lugar.” continua.
O sétimo álbum de Vanessa une grandes gêneros da música brasileira, como MPB, R&B, Piseiro, Forró, Trap e pop, mas sempre com a personalidade da cantora. As faixas “Vem Doce” e “Face e Avesso” foram gravadas em afinação áurea, que usa a nota Lá em 432Hz como referência. A frequência conhecida por ter efeito calmante, que desaceleram batimentos cardíacos e promovem harmonia.
Para Vanessa, a composição destaque do álbum é “Foice”, que fala da multiplicidade de religiões brasileiras e de muita política. “‘Foice’ tem os elementos que eu gosto: ritmo, letra bem construída, fala do povo brasileiro em um lugar que eu gosto. Ao mesmo tempo, ela tem uma coisa política e apela, no sentido da sensibilidade das pessoas… E ela é minha inteira, letra e música minhas. Então ela sintetiza bem esse álbum.” disse a cantora.
Após a pândemia e um governo insensivel as músicas desse álbum tem um cunho mais político do que dos seus anteriores, “Acho que a insensibilidade afeta muito as minhas letras e o último governo é uma materialização de um movimento insensivel, chucro, anos 50… Meio rastejante. Eu acho que é claro que muita gente foi usada, manipulada, mas acho que não anula a classe artistica que trabalha com sensibilidade, que tenta sanar o sofrimento o tempo todo na arte.”
João Gomes faz participação em “Comentário a respeito de John” de Belchior, eles se conheceram através da versão de “Amado” que o cantor fez de Vanessa; “Ele me mandou uma direct uma vez perguntando se eu estava com raiva porque ele tinha estragado minha música… Se eu também achava que ele tinha estragado a minha música e aí mandei meu telefone e disse ‘me liga, vamos conversar’ e ele me chamou pro DVD.” contou ela. Foi através de João Gomes que a cantora conheceu L7nnon que participa da faixa “Fique Aqui”, impressionada pelo postura forte dele teve idéia de chama-lo para acrescentar na música que com certeza todos irão se apaixonar.
A cantora pretende lançar “Vem doce” em uma versão deluxe ou até mesmo um DVD, mas nada disso foi confirmado ainda. Para escutar o novo álbum de Vanessa da Mata clique aqui.