Após cinco anos do lançamento de “Dona de mim”, Iza lança hoje (03), “Afrodhit”, seu segundo e mais pessoal álbum. A cantora donas de grandes hits como “Fé”, “Ginga”, “Pesadão” e “Dona de mim” descartou todas as músicas que já havia feito para esse álbum e começou um do zero em fevereiro desse ano.
A cantora se juntou a grandes compositoras como Carolzinha, Jenni Mosello, King e Lary para compor várias canções. Essa força feminina se vê muito presente em faixas como “Tédio”. Segundo Iza, “Esse álbum foi feito com muitas mulheres. Por isso, é o álbum mais feminino que já fiz. Embora eu tenha um álbum chamado “Dona de Mim”.”, diz Iza.
Iza mergulha em sua força e mostra uma mulher forte e emponderada e isso reflete em suas canções. Sua potência sempre foi evidente, mas em “Afrodhit” Iza mostra autoconhecimento. “É um álbum que me encontrei como artista. Passei por um processo de evolução para conseguir falar sobre coisas que aconteceram, sobre coisas que não conseguia falar, como por exemplo, sexo mais explicitamente.” diz ela.
Iza explora diversos gêneros musicais como R&B, rap e funk. A mistura de ritmos, no entanto, surgiu naturalmente para a cantora. “Os ritmos que eu acabo visitando em Afrodhit, não foi nada muito pensado. Acabou acontecendo. Ao mesmo tempo que eu acho que estou fazendo um passeio.. As coisas se arredondam bastante. Se comunicam entre si. […] Tudo que está ali é música preta em sua maioria.” diz Iza.
Com 13 faixas, “Afrodhit” traz diversas participações especiais: Arthur Verocai, na faixa de abertura, “Nunca Mais”; Russo Passapusso, em “Mega da Virada”; L7nnon, em “Fiu-Fiu”; e Djonga, em “Sintoniza”, além de Mc Carol em “Fé nas Maluca” e a nigeriana Tiwa Savage na dançante “Bonzão”.
A participação de Tiwa, cantora, compositora e atriz nigeriana, na faixa “Bonzão” é um grande destaque do álbum. A rainha do afrobeat se junta a Iza em uma música muito dançante que mescla as vozes e os idiomas das cantoras em uma batida perfeita. “Eu acompanho ela desde sempre. Sou muito fã. Eu sempre dizia “Eu vou gravar com essa mulher”.” diz a cantora.
“Afrodhit” é um acerto e tanto na carreira de Iza. O álbum mostra uma mulher forte que sabe o que quer e onde quer chegar. Desprende a cantora das amarras sociais e mostra uma mulher que não tem medo de ser quem é.