![](https://www.oniversoabominavel.com/wp-content/uploads/2021/04/somlivre-sony-800x400.jpg)
No final da tarde desta quinta (01) foi anunciado a compra da Som Livre pela Sony Music Entertainment por 1,4 bilhão de reais (quase 255 milhões de dólares).
Apesar da aquisição, a marca que pertencia ao Grupo Globo irá continuar como centro criativo independente, assim como o atual CEO da empresa Marcelo Soares, que também continuará. “Som Livre teve um excepcional período de 50 anos como uma empresa da Globo. O suporte da Globo foi fundamental para o crescimento da Som Livre, sobretudo pela última década quando construímos o negócio ao que ele é hoje. Olhando para o futuro e enxergando todas as oportunidades pela frente, é muito empolgante saber que teremos a Sony Music conosco. Estamos, mais uma vez, no lugar certo para garantir as melhores possibilidades de desenvolvimento de carreira para nossos artistas e funcionários. Sou muito grato por tudo que conquistamos com a Globo, e estou ansioso por começar essa nova fase com a Sony”
A Som Livre foi criada em 1969 pelo João Araújo, o pai do Cazuza, com finalidade de comerciar trilhas de novela da Rede Globo. Desde 1976, passou a investir em cantores nacionais. Nomes como Lulu Santos, Xuxa, Gal Costa, Djavan, Luan Santana, Gusttavo Lima, Novos Baianos e Rita Lee já passaram por ela.
Atualmente fazem parte do seu catálogo Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Lexa, Israel e Rodolffo, Dudu MC e Filipe Ret. A gravadora, que também produz festivas como o “Festeja Brasil”, é a terceira maior do país, perdendo apenas para a própria Sony e a Universal Music.
A compra ainda falta a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).