Academia de jiu-jitsu busca ser também um oásis para práticas saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente
Há quem diga que planejar novos horizontes no exterior é um dos caminhos para o sucesso, porém, para atingir o ápice, é necessário muita garra e determinação. Esse é o caso do atleta e empresário Topi Alencar.
Nascido no Rio de Janeiro, Topi tem 32 anos e uma trajetória marcada por sua paixão por esportes. Desde cedo, já se dedicava à prática do judô, tênis e surfe, mas foi com o jiu-jitsu que sentiu seu coração bater mais forte.
Devido a mudança de sua família para os Estados Unidos, teve a possibilidade de se deparar com novas oportunidades, e foi na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, que trocou definitivamente o surfe pelo jiu-jitsu, um reencontro com suas raízes marciais.
Vale enfatizar que Topi coleciona títulos como campeão brasileiro e europeu nas faixas azul e roxa, além de ter competido em torneios renomados como o Grand Prix da Copa Podio. Em Portugal, já como faixa preta, sagrou-se campeão pela IBJJF e pela AJP. Em seu horizonte, ainda está o sonho de ser campeão mundial da modalidade.
Após anos de experiência em administração, marketing e finanças, adquiridas tanto na faculdade e cursos, quanto como responsável pela gestão da Techset Academy, no Brasil, Topi encontrou em Lisboa o local perfeito para sua visão de um espaço multidisciplinar. A decisão de abrir a Armazen durante a pandemia foi um desafio que rapidamente se transformou em oportunidade.
E para um visionário do esporte e das práticas saudáveis, seja para o corpo e para a mente, nada foi um empecilho. “Tenho conhecimento de MMA e de defesa pessoal. Além de jiu-jitsu, sempre treinei outras artes marciais e, na Flórida, praticava boxe. Sou professor de Muay Thai desde meu tempo na Techset Academy. Nos fins de semana, ainda gosto de andar de mountain bike e ler”, compartilha Topi.
A academia: um sonho realizado
A Armazen, localizada em uma área industrial de Lisboa, logo atraiu alunos, especialmente iniciantes e policiais, que encontraram na academia um ambiente acolhedor e estruturado. É importante destacar que grandes nomes do jiu-jitsu como Bruno Lima, campeão mundial pela AJP, e Euclides Castro, estão entre os atletas que treinam no espaço.
O local não é apenas um bom ambiente para treinar. É também uma comunidade que promove um estilo de vida saudável. Além das artes marciais, a academia oferece atividades como yoga, ayurveda e um ginásio completo. Regularmente, são realizados seminários, retiros e “open mats” que conectam os alunos a profissionais de diferentes áreas da saúde e bem-estar.
Segundo Topi, a missão é criar um ambiente de acolhimento e evolução constante, tanto para os atletas de elite quanto para os iniciantes que buscam autoconhecimento e saúde preventiva. A filosofia de ensino vai além das técnicas de luta, explorando o lado espiritual e filosófico do jiu-jitsu, preparando os alunos para lidar com desafios da vida real com resiliência e consciência.
“Nosso sistema ainda foca muito nas doenças, mas há um espaço importante entre saúde e doença que precisamos atender. No jiu-jitsu, ensino não só técnicas marciais, mas a importância da saúde física, mental e espiritual, além de valores como acolhimento, vulnerabilidade e evolução constante”, destaca o empresário e professor.
Com a criação de um site próprio, o Armazen está se consolidando como uma plataforma completa de saúde. O objetivo é conectar alunos a fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, oferecendo um conteúdo online com vídeo-aulas e retiros exclusivos.
Inspirado em modelos de negócios sólidos e éticos, como os de Warren Buffet e Charlie Munger, Topi busca manter uma abordagem estratégica que minimize riscos e maximize oportunidades de crescimento. Sua visão é de longo prazo: transformar o Armazen em referência global no nicho de academias que integram práticas esportivas, bem-estar e comunidade.
Com um time de professores qualificados e alunos que compartilham o estilo de vida promovido pela academia, o Armazen está no caminho para se tornar um oásis para quem busca saúde e equilíbrio. Entre as próximas metas de Topi para os próximos anos está expandir o alcance da academia por meio de novas unidades.
“Queremos impactar pessoas de forma positiva, ajudando as pessoas a se reconectarem com o que realmente importa: saúde, valores e uma vida com propósito”, conclui Topi.
Para saber mais sobre o trabalho de Topi Alencar e da academia Armazen, basta seguir sua rede social e site oficial: