Neste sábado (29), após várias manifestações na porta do abrigo, uma juíza determinou que a capivara Filomena seja devolvida ao seu dono, Agenor. O influenciador foi obrigado a entregar seu animal de estimação e companheiro de diversos conteúdo digitais a um abrigo na região de Manaus na última quinta-feira (27)
Nas redes sociais, o influencer Agenor Tupinambá anunciou a entrega da sua capivara ‘de estimação’ para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal, apelidado de Filomena, era protagonista em muitos vídeos, seja nadando com Agenor, descansando, acompanhando as atividades ou comendo capim. Por decisão judicial, Filó foi entregue aos cuidados do Ibama na quinta-feira (27/04) e os conteúdos que tinham ela como participante foram excluídos. O ribeiro ainda terá de pagar R$ 17 mil em multas.
Uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal foi levantada contra Agenor, por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização foi feita ao órgão e desta ação, foi gerada uma multa. Para arcar com o custo, uma vaquinha virtual foi aberta. Além disso, o tiktoker teve de entregar o animal. Agenor divulgou uma extensa despedida para a capivara na madrugada desta sexta-feira (28/04).