A jovem Ana Clara Benevides, que morreu após passar mal no primeiro show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, faleceu por exaustão térmica causada pelo calor, segundo o laudo da causa da morte. No dia do ocorrido, a cidade enfrentava uma intensa onda de calor extremo, com temperatura acima dos quarenta graus.
Em meio a uma multidão, altas temperaturas e sem acesso a água, pois no dia do ocorrido a organização do show da Taylor Swift proibiu a entrada de garrafas dentro do local do evento, Ana Clara sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Segundo o perito que realizou o procedimento, a jovem estava exposta ao calor difuso; que a exposição foi indireta; que a fonte do calor foi o sol; que a evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.
O laudo diz ainda que a jovem morreu por hemorragia alveolar, ou seja, houve rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral, que significa a paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.