Os médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo fizeram uma coletiva de imprensa na manhã desta terça (10/12) para falar do estado de saúde de Lula. O presidente precisou passar por uma cirurgia chamada trepanação, que retira uma parte do osso do crânio, tudo por causa da queda que levou no banheiro em outubro deste ano e bateu a cabeça.
Segundo os doutores Rogério Tuma e Roberto Kalil, a operação demorou 2 horas e não gerou nenhuma sequela. O presidente saiu da sala de cirurgia praticamente conversando, segue se alimentando e falando normalmente e está estável. Nas próximas 48 horas, Lula permanecerá na UTI para observação e deve retornar à Brasília somente na semana que vem.
Lula fez a cirurgia às pressas após chegar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dores de cabeça, quando acabou descobrindo uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente doméstico sofrido em outubro. Ele foi encaminhado para a unidade de São Paulo, onde pernamece até o momento.