Na tarde desta quarta (30), fomos surpreendidos com a notícia de que Bruce Willis se aposentou após ser diagnosticado com afasia. Mas o que é essa doença?
Afasia vem do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) e compromete as composições de linguagem de uma pessoa e não a sua ausência de fala. Há dois tipos de afasia: fluente e não-fluente.
A afasia fluente faz com que a pessoa tenha facilidade de falar e com fluência, porém se expressando com frases longas e complexas que muitas vezes não fazem sentido no contexto da conversa, ou incluem palavras incompreensíveis, incorretas e desnecessárias.
Já a afasia não-fluente faz com que a pessoa lute para se expressar e apresente grande dificuldade em achar as palavras, falando frases muito curtas e omitindo palavras. Alguém pode dizer: “Quer comida” ou “Parque de caminhada hoje”. Geralmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados e irritados. Além disso, pode fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.