Saúde

Brasil terá aumento de casos de câncer em 3 anos

Advertisement
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Estimativas apontam que, nos próximos anos, os números de casos da doença irão aumentar. E isso acontecerá em razão do envelhecimento da população no País

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025 são esperados 705 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, ou seja, muitas pessoas serão diagnosticadas. Outro dado interessante coletado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE mostra que a população nacional está apresentando um constante envelhecimento. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população — dado que revela uma importante mudança na estrutura etária da nação brasileira. Em número brutos, esses dados representam um aumento de cerca de 9 milhões de idosos no País.

Continua após a publicidade..

O médico oncologista e urologista do Hospital Oswaldo Cruz, Dr. Bruno Benigno, afirma que o aumento dos casos de câncer no País está intrinsicamente ligado ao envelhecimento da população. “As pessoas estão vivendo mais e, consequentemente, a proporção de idosos aumenta na população. Por isso, a gente acaba vendo um maior número de casos de câncer nas pessoas acima de 55 a 70 anos, que é a faixa etária mais atingida pelas neoplasias malignas. Além disso, o acesso mais amplo aos testes diagnósticos, programas de rastreamento e conscientização da população nas últimas décadas, podem ter contribuído para aumento nos números de tumores detectados”, contou.

Benigno ressalta que dentre os motivos para o envelhecimento da população brasileira, é possível destacar o avanço da medicina, já que as pessoas podem realizar a prevenção médica com maior cuidado. Além disso, a redução da taxa de fecundidade colaborou para esse cenário, ou seja, os indivíduos não possuem tantos filhos como antigamente e, por isso, houve uma redução do número de jovens no País.

Continua após a publicidade..
Advertisement
Continua após a publicidade..
Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Segundo o médico, o tipo de câncer mais comum atualmente (em ambos os sexos) ainda é o de pele não melanoma. Nas mulheres, o segundo mais incidente é o de mama; nos homens, o segundo mais incidente é o de próstata. “Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio”.

Diante desse cenário, é importante pensar em prevenção e eliminar os principais fatores de risco como tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer. “É necessário adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a esses fatores. Assim, você consegue melhorar a qualidade de vida e reduz suas chances de ficar doente”, ensina.

Dr. Bruno Benigno

Desde 2017 é um dos chefes de Urologia do Centro de Oncologia e do Centro de Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), é fundador da Clínica Uro Onco em São Paulo, é especialista no tratamento do câncer do sistema urinário (masculino e feminino) e sistema reprodutor masculino, no tratamento do câncer de próstata, rim, bexiga, testículos e cálculos do sistema urinário. Tem subespecialização em Cirurgia Robótica, Laparoscopia e Terapia Focal (HIFU).

Youtube | Videocast Doutor Bruno Benigno

Instagram | @dr_benigno

Facebook | Bruno Benigno

Blog | Uro Onco

Advertisement
Advertisement

More in:Saúde