A TV Globo decidiu encerrar o “Central do Apito”, quadro criado em 2018, e retirar os comentaristas de arbitragem das transmissões esportivas da emissora. A decisão também culminou na demissão do casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo – ele, ex-árbitro atuante em três Copas do Mundo, estava no canal desde o início do projeto há 5 anos, enquanto a ex-assistente foi contratada em 2021 para substituir Nadine Bastos após sua ida para a equipe esportiva do SBT. O ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira foi mantido, mas agora ficará limitado a participações nos programas esportivos do grupo. As informações são de Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV, e foram confirmadas pela emissora.
Dois motivos pesaram para a descontinuidade do quadro: as críticas do público aos comentaristas, que consideravam suas análises protecionistas demais perante a erros dos árbitros em campo (o que gerou nas redes sociais a pejorativa alcunha de “Central do Amigo”) e a perda de função da “Central” diante da atuação do VAR (em inglês, Video Assistant Referee
Trata-se do fim de uma tradição de 34 anos. A Globo passou a ter um analista de arbitragem em suas transmissões esportivas quando, após tirar uma dúvida sobre uma regra, contratou o então recém-aposentado Arnaldo Cesar Coelho, estreado na final do Campeonato Brasileiro de 1989 entre São Paulo x Vasco. O ex-árbitro virou figura carimbada da equipe esportiva por sua inseparável parceria com Galvão Bueno e deixou o canal em 2018.
Além de Ricci e Fernanda, Janette Arcanjo também deverá ser dispensada. Ela é analista de arbitragem na Globo Minas.