A Globo processou Sikêra Jr., apresentador ‘Alerta Nacional’, exibido pela RedeTV!. O canal carioca pede R$ 100 mil de indenização, além de uma retratação ao vivo em seus programas, por causa de mentiras ditas contra o canal na atração em que apresenta.
Segundo o site Notícias da TV, o processo corre na 11ª Vara Cível do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas). Além de Sikera Jr., a TV A Crítica também é alvo da ação por ser produtora e veicular os programas do apresentador.
O canal da família Marinho alega no corpo do processo, que, em pelo menos 25 vezes, Sikêra fez declarações incorretas e mentirosas sobre recebimento de publicidade federal por parte da emissora.
Além disso, a Globo acusa Sikêra Jr. de ultrapassar o limite da crítica e desinformar seus telespectadores para macular a imagem da emissora perante a opinião pública. Como forma de reparar os danos, a empresa quer R$ 100 mil e retratação pública ao vivo em seus programas.
A ação está na Justiça desde 2020. Nesta semana, o caso deixou de ser secreto por conta de uma decisão do TJ-AM de antecipar o julgamento, que será realizado em novembro.