Os clássicos seriados Chaves e Chapolin, que voltaram a ser exibidos pelo SBT nas últimas semanas, tornaram-se alvo de uma decisão do Ministério da Justiça. O órgão decidiu reclassificar as produções estreladas por Roberto Bolaños, que atualmente ocupam horários de destaque na programação da emissora.
O famoso menino do barril agora possui uma classificação indicativa que o torna inadequado para crianças menores de 10 anos, devido à presença de “drogas lícitas e violência fantasiosa”. O programa é exibido às 20h45, logo após o jornal SBT Brasil.
Por sua vez, Chapolin, que vai ao ar às 22h, antes do Programa do Ratinho, recebeu uma classificação para maiores de 12 anos. Segundo o Ministério da Justiça, o motivo é a presença de “drogas lícitas e violência”. A recomendação oficial é de que a atração seja transmitida apenas depois das 20h.
Mesmo com as reclassificações, Chaves e Chapolin continuam sendo grandes sucessos de audiência para o SBT, ajudando a emissora a enfrentar sua atual crise de números no Ibope. Além disso, os sériados devem deixar a grade diária da emissora.
De acordo com o TV Pop, os seriados devem ser exibidos na grade diária até março do ano que vem, quando vai estreiar a nova grade de programação. A chance é que os seriados sejam apenas exibidos aos sábados e domingos ou em faixas menos relevantes, como nas manhãs e no início das tardes.