A Globo anunciou nesta quarta (13/11) que “Tieta” será a substituta de “Alma Gêmea” no Vale a Pena Ver de Novo. A trama, exibida originalmente em 1989, é a segunda novela de maior audiência da televisão brasileira, sendo ultrapassada apenas por “Roque Santeiro” (1985).
A estreia da reprise de Tieta está prevista para o dia 02 de dezembro. Diferente do que tem acontecido nos últimos 10 anos, desta vez a atração só irá ao ar quando a novela anterior terminar, sem o esquema da “dobradinha” do horário passar meio capítulo de cada obra.
Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a trama tem Betty Faria e José Mayer como protagonistas. O anúncio, inclusive, contou com a atriz protagonista informando que retornaria às telas. “Eu não disse que voltava? Dia 2 de dezembro, no Vale a Pena Ver de Novo, eu mesma”, brincou Betty Faria, caracterizada da personagem, para anunciar a novidade.
“Tenho orgulho do que ela representava. Tieta era muito moderna, hoje ainda é revolucionária. Era uma pessoa do bem, cheia de amor, que chega na cidade para ajudar a melhorar a situação, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceitos”, disse a atriz.
A novela é inspirada no livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado, que se passa na cidade fictícia de Santana do Agreste, na região nordeste do Brasil.
Na primeira fase, a atriz Claudia Ohana dá vida a Tieta. Ela tem uma relação ruim com o pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), por ser uma mulher liberal. Ela é expulsa de casa, se muda para São Paulo e volta à terra natal 25 anos depois, planejando vingaça.