Televisão

‘Totalmente Demais’ chega ao fim com mais audiência que sua exibição original e briga por ‘Arliza’ e ‘Joliza’

Eliza (Marina Ruy Barbosa) manda Jonatas (Felipe Simas) ir embora e não aceita as desculpas do rapaz. Arthur (Fábio Assunção) pede pra ele ficar longe.
Advertisement
Continua após a publicidade..
Eliza (Marina Ruy Barbosa), Jonatas (Felipe Simas) e Arthur (Fábio Assunção). Foto: Globo/Divulgação
Continua após a publicidade..

Hoje a noite chega ao fim a reprise de “Totalmente Demais”, a novela das sete que novamente caiu no gosto do público e mais uma vez uniu as redes sociais para brigar com quem Eliza (Marina Ruy Barbosa) deveria ficar: o Arthur (Fábio Assunção) ou Jonatas (Felipe Simas).

A trama de Paulo Halm e Rosane Svartman chega ao seu 173º capítulo (dois a menos que na sua exibição original) com dois efeitos históricos: a de ser reprisada no mesmo horário que foi ao ar entre 2015 e 2016 e de ter mais audiência na reprise. Para quem não sabe, a história encerrará sua reprise com uma média de audiência de 29,5 pontos na Grande São Paulo, contra 27 pontos, que foi a média de quando foi ao ar pela primeira vez.

Continua após a publicidade..

O aumento pode ser justificado por uma série de fatores tanto em 2020 quanto entre 2015/2016. No momento em que vivemos, além do fator do isolamento social no qual provocou um aumento no número de televisores, o horário das sete vinha com uma boa audiência com “Salve-se Quem Puder”, suspensa por conta da paralisação das gravações por causa do coronavírus. Infelizmente, em 2015 esse painel era outro: naquela época, as novelas da Globo vinham com péssima audiência, com exceção no horário das 23h com “Verdades Secretas”. O horário das sete ainda estava se recuperando, mas a novela anterior, “I Love Paraisópolis”, ficou longe da meta e também de ser um sucesso.

Além da grade em fraca, tiveram outros fatores que atrapalharam a trama de Elisa: o fato de ter estreado no fim do ano, época em que a audiência fica em baixa, o horário de verão, o próprio verão e até mesmo “Os Dez Mandamentos”. No caso da novela da Record TV acontece o seguinte: a saga de Moisés foi um fenômeno e naquele momento estava chegando em sua reta final, com médias acimas de 20 pontos e chegando até a passar o “Jornal Nacional” e a novela das nove “A Regra do Jogo”. E “Totalmente Demais” sofreu dois efeitos: na grade normal da Globo, enfrentou a espera que era feita pela novela no “Cidade Alerta”, ainda apresentado pelo Marcelo Rezende em SP e Wagner Montes no Rio de Janeiro. Já na grade da Rede Fuso, feita para os estados fora do horário de verão, a trama competia diretamente com as últimas pragas do Egito. Para quem está perdido, acontece o seguinte: na Rede Fuso, a trama das sete ia ao ar após o “Jornal Nacional” e a Record TV, assim como a Globo, atrasava seu sinal em 1 hora, para que os telespectadores não pudessem ser prejudicados e as emissoras respeitassem a Classificação Indicativa, que naquela época ainda tinha restrição por horário.

Porém, em sua exibição original, a novela veio se reerguer somente em janeiro, com a estreia de “Eta Mundo Bom” no horário das seis e que alavancava o horário nobre. Em suas últimas semanas, chegava a passar “Velho Chico” e se tornava a maior audiência do dia da emissora e chegou a ser esticada em mais duas semanas e inaugurando uma tática utilizada até ano passado no horário: de ter seu último capítulo em uma segunda e com reprise a tarde no dia seguinte.

Continua após a publicidade..

Fora a audiência e focando em sua história, “Totalmente Demais” agrada pela química que houve entre Elisa com os seus dois amores Jonatas e Arthur. A prova disso está com o publico novamente brigando por “Joliza” e “Arliza” e querendo até que a Globo fizesse um final inédito do que foi apresentado. Inclusive, quem novamente acompanhou a trama pelas redes sociais observou que os personagens tiveram um olhar diferente do espectador do que o de 2015/2016. Muitos acharam o comportamento do “Carrapato” machista e abusivo, já que queria impedir Elisa de seguir o seu sonho. O mesmo também acharam do Arthur, que inclusive até citaram uma tentava de estupro não observada bem em 2016, no qual tenta transar a força mesmo com Elisa não querendo e acaba o empurrando. Na época, a cena entrou na história para justificar uma operação que o Fábio Assunção havia feito na mão por conta de um acidente doméstico.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]
Advertisement
Continua após a publicidade..

Além do trio protagonista, quem merece destaque é a Carolina Castilho (Juliana Paes) com uma vilã humana. Apesar de querer sabotar Elisa, ela era uma personagem que pensava em sua carreira e em sua família, que eram sua irmã Dorinha (Samantha Schmutz) e seu cunhado Zé Pedro (Hélio De La Peña), que também renderam boas risadas assim como a Cassandra (Juliana Paiva) e a sua família formada pelo seu pai Hugo (Orã Figueiredo) e sua irmã Débora (Olivia Torres). Inclusive, esse núcleo rendeu a primeira aposta da Globo em fazer um spin-off, o “Totalmente Sem Noção Demais”, em um conceito transmídia experimental para o Globoplay, até então recém-lançado.

Carolina (Juliana Paes) e Dorinha (Samantha Schmütz). Foto: Paulo Belote/Globo

A trama ainda deu valor aos veteranos Reginaldo Farias e Glória Menezes, que interpretaram respectivamente Maurice e Stelinha, os pais de Arthur.

Apesar de ser um sucesso, houve pontos negativos, e um deles é a volta de Sofia (Priscila Steimann) em uma explicação não muito fundamental e que serviu para alimentar a trama em seu esticamento.

Mesmo assim, “Totalmente Demais” não perdeu o pique e mereceu o sucesso em suas exibições. Com certeza, em breve ela estará no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Curiosidade: Música de abertura foi a primeira da Anitta em espanhol

Em 2015, Anitta foi convidada para regravar a música “Totalmente Demais” de Hanoi Hanoi para a abertura de novela. Duas foram feitas, uma com o Mc Duduzinho e outra com Flávio Renagado, que acabou entrando.

Porém, a música ainda ganhou uma terceira regravação em espanhol, para os países da mesma língua em que a novela fosse exibida. Essa foi um dos primeiros passos da Anitta para conquistar o mercado latino e espanhol, que na época vivia o sucesso de “Bang”.

Abertura de "Totalmente Diva" (Totalmente Demais em espanhol) from Vinicius on Vimeo.

Advertisement
Advertisement

More in:Televisão