Fim de mais uma era no esporte da TV Globo: o narrador Cleber Machado foi demitido da emissora após 35 anos. A informação é de Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV, e foi confirmada pela emissora.
O vínculo foi encerrado em meio a um processo de reformulação no setor, que também culminou no fim da “Central do Apito”. Identificado com as transmissões dos clubes paulistas a partir da década de 2000, o veterano foi perdendo espaço no canal nos últimos anos, principalmente após não ser escalado para as equipes que viajaram para as coberturas da Copa do Mundo no Catar, em dezembro, e do Mundial de Clubes no Marrocos, há cerca de um mês e meio.
A última partida narrada por Cleber foi entre Palmeiras x Flamengo, válida pela Supercopa do Brasil em 28 de janeiro, com vitória do time paulista por 4 a 3, tendo antes ancorado a cobertura do funeral de Pelé no início do ano.
“Grande profissional, Cleber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol. (…) O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro”, disse a emissora em nota enviada ao Notícias da TV.
Paulistano, Cleber Machado chegou à Globo em 1988 como repórter, após trabalhar na TV Gazeta, e começou a atuar na narração a partir do ano seguinte, relatando a primeira edição da Copa do Brasil. De lá pra cá, foram 9 Copas do Mundo, 6 Olimpíadas, 8 finais de Libertadores, além de narrar outras competições de futebol e demais modalidades, apresentar a edição paulistana do “Globo Esporte” nos anos 90, participar de programas do canal pago SporTV e ancorar as transmissões de carnaval na emissora – de 1996 à 2000 em São Paulo, de 2001 à 2009 no Rio de Janeiro e de 2010 até 2013, novamente em São Paulo.
Amado por muitos, principalmente por colocar momentos descontraídos durante as transmissões, criticado por outros, principalmente por algumas gafes que cometera no ar, Cleber narrou momentos importantes do esporte durante sua passagem pela Globo. Uma delas foi o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, em 2002, quando o piloto brasileiro Rubens Barrichello precisou entregar a vitória ao alemão Michael Schumacher a poucos metros da linha de chegada, cumprindo uma ordem da equipe Ferrari. O “Hoje não, hoje não… hoje sim!” virou um bordão emblemático na memória do telespectador, sendo até hoje lembrado.
Também foi de Cleber as narrações de medalhas de ouro olímpicas no judô e na canoagem, títulos brasileiros no vôlei, do Mundial Sub-17 de Futebol em 1997 e do Mundial de Clubes do Corinthians, em 2012. Ele também fez uma participação na novela Avenida Brasil (2012) narrando jogos de Tufão (Murilo Benício) pelo Flamengo na trama.