Televisão

‘Verdades Secretas’: Confira 7 curiosidades sobre a novela que volta hoje

Advertisement
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Nesta terça (24) está de volta a tela da Globo a novela “Verdades Secretas”, um dos maiores sucessos da faixa das 23h.

A trama gira em torno de Arlete (Camila Queiroz) que sonha em ser modelo e vê isso se concretizar ao conhecer Fanny (Marieta Severo), que ilude a família da jovem dizendo que irá trabalhar em uma agência de modelos e assim Arlete se transforma em Angel. Isso acontece, porém é espaço em que as jovens acabam realizando o book rosa, ou seja, se prostituindo. Nisso, Angel acaba conhecido Alex (Rodrigo Lombardi), que se apaixona pela jovem e faz de tudo para ficar perto, chegando a se casar com a mãe dela, a Carolina (Drica Morais).

Com isso, preparamos uma lista de curiosidades sobre a trama.

Continua após a publicidade..

1 – Mudanças no elenco

Inicialmente, Carolina seria interpreta pela Deborah Secco, que chegou até a gravar algumas cenas externas com a personagem. Porém, no meio da produção a atriz descobriu que estava grávida e precisou deixar a novela. Ficou uma dúvida em torno de quem iria assumir, em que acabou sendo a Drica Moraes. Na época, Walcyr Carrasco contou que deu o papel a Drica por conta da confiança que teve como Violante em “Xica da Silva”.

Outro que precisou deixar a trama foi Ney Latorraca. O ator, que chegou a ter seu nome creditado na abertura, iria interpretar um estilista que teria um caso com Antony (Reynaldo Gianecchini) em troca de um desfile. Porém, devido a uma cirurgia de hérnia umbilical, precisou deixar a novela. Em seu lugar entrou o Fernando Eiras.

Luiza Valdetaro iria ser a Larissa, modelo que acaba se viciando em crack. Porém, acabou deixando a personagem. Com isso, Grazi Massafera assumiu e se tornou a virada da atriz, que até então era rotulada uma “ex-BBB de papéis fracos”.

Continua após a publicidade..

Até a Angel seria interpretada por outra atriz, no caso a Bruna Altieri . Porém, isso não acabou acontecendo devido a Bruna ter apenas 16 anos e não poder fazer cenas de sexo. Em seu lugar entrou a estreante Camila Queiroz, que logo caiu no gosto de Walcyr Carrasco e em meses já estava na outra novela dele, a “Eta Mundo Bom”.

2 – Volta da Marieta Severo as novelas

“Verdades Secretas” marcou o retorno de Marieta Severo as novelas após 14 anos de Dona Nenê em “A Grande Família”. Para a atriz, esse foi o maior desafio, já que houve pouco tempo de espaço entre uma personagem marcante relacionada a comédia e outra focada no drama. Inclusive, Marieta aceitou o convite pelo fato de Fanny ser oposto a Dona Nenê. “Foi a oportunidade de fazer uma personagem tão diferente. Isso me atraiu muito. Precisava de uma personagem que não se assemelhasse à dona Nenê. Sem filhos, que não cozinhasse, não arrumasse a casa. Fiquei por 14 anos interpretando essa dona de casa deliciosa e cheia dos melhores valores. Então, não queria fazer nada parecido. Quando o Walcyr veio com uma proposta de uma personagem que era o oposto dela, topei na hora. Sabia que ia me levar para outro universo. A Fanny foi um presentão na hora certa que ganhei do Walcyr.” – disse.

Na novela, Marieta contracena com Reynaldo Gianecchini, com quem tem um caso. Isso marca o reencontro dos atores 15 anos após “Laços de Família”, em que viveram tia e sobrinho. Sobre o reencontro, a atriz disse que Gianecchini evoluiu muito como ator. “Nosso reencontro foi muito emocionante. São muito bonitas essas histórias que a vida arma, ter voltado a fazer uma novela ao lado dele. A gente se emocionou muito. O Gianecchini se tornou um excelente ator. Evoluiu muito, ganhou domínio e maturidade. Tenho uma confiança grande no trabalho dele, foi um prazer ter contracenado com ele novamente.”

3 – Mudança na grade por conta da novela

Na época, a Globo não tinha uma grade voadora/flexível como o SBT e a Record, mas vinha em sua pior fase no ano de seu aniversário de 50 anos e estava disposta a tudo para sair do vermelho no IBOPE. De todas as novelas exibidas na época sem ser a trama das onze, somente a reprise de “O Rei do Gado” estava na meta de audiência.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]
Advertisement
Continua após a publicidade..

Com isso, no dia seguinte após a exibição do primeiro capítulo de “Verdades Secretas”, que conquistou altos íntimas de audiência para aquele momento, a Globo decidiu mudar a sua grade de programação naquela primeira semana: decidiu exibir os primeiros capítulos após a novela das 21h, num intuito de fidelizar o espectador e turbinar os índices de “Babilônia”, que até hoje são os piores da história da faixa. A novela das onze virou novela das dez. A estratégia deu certo relacionado a novela de Walcyr Carrasco, enquanto a de Gilberto Braga ficou no flop até o seu encerramento.

As mudanças ainda não ficam por aí: na reta final da novela das onze houve outras mudanças na grade da Globo. Naquele momento, a situação da audiência da emissora dos Marinhos ficou grave com o sucesso de “Os Dez Mandamentos”, que chegava a liderar contra o “Jornal Nacional” e a novela das nove “A Regra do Jogo”. Com isso, a emissora dos marinhos adotou umas estratégias que acabou afetando a trama de Angel.

Para evitar o confronto com a novela bíblica da Record TV, a Globo esticava o “Jornal Nacional” até 21h50, em seguida entrava “A Regra do Jogo” com geração diferente para algumas praças, como no Rio e em SP terminava às 23h e nas afiliadas por volta de 23h15, em seguida a linha de shows I e só após “Verdades Secretas”, começando numa faixa entre 23h45 a 00h00, exceto às segundas que era na faixa de 23h15. Às quintas a estratégia tinha uma alteração: a novela das sete “I Love Paraisópolis” era dividida por conta do Horário Político, chegando a terminar às 20h50. E isso tudo sem avisar ao telespectador na maioria das vezes! Ou seja, foi um ano que a Globo se inspirou na grade voadora do SBT.

4 – Segunda maior audiência da faixa das onze e a primeira trama original

A novela de Walcyr Carrasco fechou com uma média geral de 20 pontos e é segunda maior da faixa, perdendo apenas para “Os Dias Eram Assim” que obteve 21 pontos em 2017. Além disso, ainda é a primeira novela original da faixa, já que as anteriores eram remakes.

5 – Mudança na data de estreia e irritação com Miguel Falabella

Inicialmente, “Verdades Secretas” estava prevista para estrear em abril de 2015, mudando assim a data de estreia da nova temporada de “Pé na Cova”, prevista para o mesmo mês e adiada por tempo indeterminado. O fato acabou deixando Miguel Falabella irritado e triste, ameaçando até deixar a Globo.

Porém, devido a gravidez de Deborah Secco, a trama precisou passar por alguns ajustes e teve seu lançamento adiado para junho. Em seu lugar, a Globo reprisou séries no especial “Luz, Câmera, 50 anos”, em homenagem ao seu aniversário de 50 anos.

Já “Pé na Cova”, apesar do seu adiamento, teve a sua produção continuada e estreou sua quarta temporada em setembro daquele ano.

6 – Temas sociais impactantes

A novela ainda abortou dois temas sociais que derem o que falar na época: o vício em crack pela Larissa e o alcoolismo da Fábia (Eva Wilma), em que uma das cenas chega até a beber uma garrafa de álcool liquido.

7 – Ganhou Emmy

Em 2016, a novela ganhou o Emmy Internacional na categoria “Melhor Novela”. Naquele ano, a trama de Walcyr Carrasco também concorria na mesma categoria com “A Regra do Jogo”. “Verdades Secretas” ainda ganhou outra indicação na premiação, com Grazi Massafera em “Melhor Atriz”.

Advertisement
Advertisement

More in:Televisão