Nesta terça (24) está de volta a tela da Globo a novela “Verdades Secretas”, um dos maiores sucessos da faixa das 23h.
A trama gira em torno de Arlete (Camila Queiroz) que sonha em ser modelo e vê isso se concretizar ao conhecer Fanny (Marieta Severo), que ilude a família da jovem dizendo que irá trabalhar em uma agência de modelos e assim Arlete se transforma em Angel. Isso acontece, porém é espaço em que as jovens acabam realizando o book rosa, ou seja, se prostituindo. Nisso, Angel acaba conhecido Alex (Rodrigo Lombardi), que se apaixona pela jovem e faz de tudo para ficar perto, chegando a se casar com a mãe dela, a Carolina (Drica Morais).
Com isso, preparamos uma lista de curiosidades sobre a trama.
1 – Mudanças no elenco
Inicialmente, Carolina seria interpreta pela Deborah Secco, que chegou até a gravar algumas cenas externas com a personagem. Porém, no meio da produção a atriz descobriu que estava grávida e precisou deixar a novela. Ficou uma dúvida em torno de quem iria assumir, em que acabou sendo a Drica Moraes. Na época, Walcyr Carrasco contou que deu o papel a Drica por conta da confiança que teve como Violante em “Xica da Silva”.
Outro que precisou deixar a trama foi Ney Latorraca. O ator, que chegou a ter seu nome creditado na abertura, iria interpretar um estilista que teria um caso com Antony (Reynaldo Gianecchini) em troca de um desfile. Porém, devido a uma cirurgia de hérnia umbilical, precisou deixar a novela. Em seu lugar entrou o Fernando Eiras.
Luiza Valdetaro iria ser a Larissa, modelo que acaba se viciando em crack. Porém, acabou deixando a personagem. Com isso, Grazi Massafera assumiu e se tornou a virada da atriz, que até então era rotulada uma “ex-BBB de papéis fracos”.
Até a Angel seria interpretada por outra atriz, no caso a Bruna Altieri . Porém, isso não acabou acontecendo devido a Bruna ter apenas 16 anos e não poder fazer cenas de sexo. Em seu lugar entrou a estreante Camila Queiroz, que logo caiu no gosto de Walcyr Carrasco e em meses já estava na outra novela dele, a “Eta Mundo Bom”.
2 – Volta da Marieta Severo as novelas
“Verdades Secretas” marcou o retorno de Marieta Severo as novelas após 14 anos de Dona Nenê em “A Grande Família”. Para a atriz, esse foi o maior desafio, já que houve pouco tempo de espaço entre uma personagem marcante relacionada a comédia e outra focada no drama. Inclusive, Marieta aceitou o convite pelo fato de Fanny ser oposto a Dona Nenê. “Foi a oportunidade de fazer uma personagem tão diferente. Isso me atraiu muito. Precisava de uma personagem que não se assemelhasse à dona Nenê. Sem filhos, que não cozinhasse, não arrumasse a casa. Fiquei por 14 anos interpretando essa dona de casa deliciosa e cheia dos melhores valores. Então, não queria fazer nada parecido. Quando o Walcyr veio com uma proposta de uma personagem que era o oposto dela, topei na hora. Sabia que ia me levar para outro universo. A Fanny foi um presentão na hora certa que ganhei do Walcyr.” – disse.
Na novela, Marieta contracena com Reynaldo Gianecchini, com quem tem um caso. Isso marca o reencontro dos atores 15 anos após “Laços de Família”, em que viveram tia e sobrinho. Sobre o reencontro, a atriz disse que Gianecchini evoluiu muito como ator. “Nosso reencontro foi muito emocionante. São muito bonitas essas histórias que a vida arma, ter voltado a fazer uma novela ao lado dele. A gente se emocionou muito. O Gianecchini se tornou um excelente ator. Evoluiu muito, ganhou domínio e maturidade. Tenho uma confiança grande no trabalho dele, foi um prazer ter contracenado com ele novamente.”
3 – Mudança na grade por conta da novela
Na época, a Globo não tinha uma grade voadora/flexível como o SBT e a Record, mas vinha em sua pior fase no ano de seu aniversário de 50 anos e estava disposta a tudo para sair do vermelho no IBOPE. De todas as novelas exibidas na época sem ser a trama das onze, somente a reprise de “O Rei do Gado” estava na meta de audiência.
Com isso, no dia seguinte após a exibição do primeiro capítulo de “Verdades Secretas”, que conquistou altos íntimas de audiência para aquele momento, a Globo decidiu mudar a sua grade de programação naquela primeira semana: decidiu exibir os primeiros capítulos após a novela das 21h, num intuito de fidelizar o espectador e turbinar os índices de “Babilônia”, que até hoje são os piores da história da faixa. A novela das onze virou novela das dez. A estratégia deu certo relacionado a novela de Walcyr Carrasco, enquanto a de Gilberto Braga ficou no flop até o seu encerramento.
As mudanças ainda não ficam por aí: na reta final da novela das onze houve outras mudanças na grade da Globo. Naquele momento, a situação da audiência da emissora dos Marinhos ficou grave com o sucesso de “Os Dez Mandamentos”, que chegava a liderar contra o “Jornal Nacional” e a novela das nove “A Regra do Jogo”. Com isso, a emissora dos marinhos adotou umas estratégias que acabou afetando a trama de Angel.
Para evitar o confronto com a novela bíblica da Record TV, a Globo esticava o “Jornal Nacional” até 21h50, em seguida entrava “A Regra do Jogo” com geração diferente para algumas praças, como no Rio e em SP terminava às 23h e nas afiliadas por volta de 23h15, em seguida a linha de shows I e só após “Verdades Secretas”, começando numa faixa entre 23h45 a 00h00, exceto às segundas que era na faixa de 23h15. Às quintas a estratégia tinha uma alteração: a novela das sete “I Love Paraisópolis” era dividida por conta do Horário Político, chegando a terminar às 20h50. E isso tudo sem avisar ao telespectador na maioria das vezes! Ou seja, foi um ano que a Globo se inspirou na grade voadora do SBT.
4 – Segunda maior audiência da faixa das onze e a primeira trama original
A novela de Walcyr Carrasco fechou com uma média geral de 20 pontos e é segunda maior da faixa, perdendo apenas para “Os Dias Eram Assim” que obteve 21 pontos em 2017. Além disso, ainda é a primeira novela original da faixa, já que as anteriores eram remakes.
5 – Mudança na data de estreia e irritação com Miguel Falabella
Inicialmente, “Verdades Secretas” estava prevista para estrear em abril de 2015, mudando assim a data de estreia da nova temporada de “Pé na Cova”, prevista para o mesmo mês e adiada por tempo indeterminado. O fato acabou deixando Miguel Falabella irritado e triste, ameaçando até deixar a Globo.
Porém, devido a gravidez de Deborah Secco, a trama precisou passar por alguns ajustes e teve seu lançamento adiado para junho. Em seu lugar, a Globo reprisou séries no especial “Luz, Câmera, 50 anos”, em homenagem ao seu aniversário de 50 anos.
Já “Pé na Cova”, apesar do seu adiamento, teve a sua produção continuada e estreou sua quarta temporada em setembro daquele ano.
6 – Temas sociais impactantes
A novela ainda abortou dois temas sociais que derem o que falar na época: o vício em crack pela Larissa e o alcoolismo da Fábia (Eva Wilma), em que uma das cenas chega até a beber uma garrafa de álcool liquido.
7 – Ganhou Emmy
Em 2016, a novela ganhou o Emmy Internacional na categoria “Melhor Novela”. Naquele ano, a trama de Walcyr Carrasco também concorria na mesma categoria com “A Regra do Jogo”. “Verdades Secretas” ainda ganhou outra indicação na premiação, com Grazi Massafera em “Melhor Atriz”.